Primeiramente, feliz 2015!
Como todo início de ano, nós aproveitamos os dias de folga pra recarregar as energias, organizar as coisas e jogar fora o que não precisa. Pois bem, pensando nisso, trago aqui algumas dicas que não tem relação direta com áudio, mas que podem ajudar na organização do seu estúdio e na sua produtividade.
Wunderlist – Lista de afazeres
Com o Wunderlist você cria listas com itens que você tem que fazer durante o dia/semana e vai “tickando” conforme for concluindo as tarefas. Por exemplo, você pode criar uma lista chamada “Afinação” e dentro dela coloca todas as músicas que você tem que afinar. Você pode criar uma lista chamada “Manutenção” e põe os equipos que precisam ser verificados.
Um outro jeito que eu uso também é pra marcar os clientes que me pediram serviço. Crio uma lista chamada “Pagamentos” e cada cliente é um item. Dentro do cliente eu posso colocar anotações dos serviços prestados, pra ter tudo especificado e assim que ele me paga, eu concluo a tarefa. Para quem trabalha com ao vivo pode ser interessante marcar as datas trabalhadas para não correr o risco de esquecer. É possível também compartilhar listas com outras pessoas.
O Wunderlist está disponível pra Mac, Windows, iOS e Android, ou seja, você tem acesso às suas listas aonde estiver.
Evernote – anotações
Sabe aqueles artigos de áudio que você adorou e queria guardar pra poder ler mais tarde ou usar de consulta mas não achou uma maneira ideal de fazer isso? Pois bem, use o Evernote! Crie um caderno chamado “Áudio” e pra cada artigo que você quiser salvar, é só criar uma nota nova. Pronto, aos poucos você terá um material ótimo de consultas e estudo! Uma outra coisa interessante também é que você pode salvar fotos e arquivos de áudio no aplicativo. Por exemplo, você pode ter fotos dos equipos que você está estudando, ou criar um inventário digital com as fotos dos equipos que você tem no seu estúdio, pode tirar foto de um trecho da revista que você gostou e salva-la numa nota e por aí vai. São muitas as possibilidades com o Evernote! E ele também está disponível em todas as plataformas, pra você poder carregar em qualquer lugar.
Backup
Hora de esvaziar o HD principal do estúdio pra poder receber novos projetos! Mas nada de ficar arrastando pastas hein!? A melhor forma de fazer backup é usar softwares especializados como o Genie9 Timeline para Windows e o Carbon Copy Cloner para Mac. Com eles dá para agendar horários pro backup, espelhar o HD (recomendadíssimo) e muitas outras coisas.
É interessante também dar uma olhada nos serviços de backup na nuvem como o Dropbox e Google Drive, aonde você pode colocar os instaladores dos plugins, VSTs e por aí vai.
Rescue Time
Gostaria de saber aonde está gastando o seu tempo enquanto está no computador? Será que você anda abrindo o Facebook demais? Descubra com o Rescue Time. É um aplicativo que você instala e se esquece dele, aí semanalmente ele te envia um email como o da imagem abaixo, informando aonde você gastou o seu tempo. É bom pra monitorar sua produtividade.
StayFocused (Chrome)/LeechBlock (Firefox)
Gostamos muito de Facebook mas tem hora que temos que resistir a tentação pra terminarmos aquelas tarefas pendentes. Isso pode ser uma coisa difícil, então pra ajudar instale a extensão StayFocusd (para o Chrome) ou o LeechBlock (se você usa o Firefox) e configure da maneira que achar melhor. No meu caso eu bloqueei todas as redes sociais e sites de noticias no período comercial e também se caso eu ficar mais de 15 minutos em alguma dessas páginas, a extensão vai bloquear. É uma grande ajuda pra não dispersar a atenção e manter o foco no trabalho.
Organização financeira
Organização financeira também é importante! Pra quem recebe salário variável é fundamental ter controle dos ganhos e dos gastos. Com o app Minhas Economias você vai anotar e ter tudo detalhadinho. É ótimo pra saber aonde estamos desperdiçando dinheiro! Ele até manda email quando uma conta está para vencer. Também tem um “Simulador de sonhos” aonde ele calcula quanto você deve juntar por mês pra comprar aquele equipo desejado! Muito legal né?
Dica bônus: não tem a ver com produtividade mas julguei interessante postar aqui. A luz azul emitida pelos monitores de nossos computadores fazem mal aos olhos e atrapalham o sono. Pra evitar isso, uso um app chamado Flux. Ele amarela o monitor, amenizando os efeitos da luz azul. Mais detalhes no site: https://justgetflux.com/
Fico por aqui, espero que tenham gostado das dicas. Desejo um ótimo 2015 a todos e até o próximo post!
incrível, eu descobri o leechblock e o rescue time esses tempo e me ajudam demais!
Tem alguns itens que eu preciso adotar em minha rotina kkkkk.