Você investiu tempo e dinheiro para comprar equipamentos, cuidou da infra estrutura e acústica… e agora? Como atrair clientes para seu estúdio? Não há uma resposta fixa, mas aqui estão algumas sugestões.
1. Trabalhe de graça
Faça alguma coisa relevante que uma hora ou outra alguém vai te pagar por isso.
É uma verdade incômoda que a obtenção de um ponto de apoio em qualquer indústria de mídia envolve o trabalho de graça inicialmente, mas, neste caso, tente não se sentir muito enganado.
Se você está pensando em gravar demos ou configurar-se como um engenheiro de mixagem, você precisará de um portfólio para convencer as pessoas a pagar-lhe pelo seu trabalho.
Se você só trabalhou em seu próprio material, até agora, ele também lhe dará uma valiosa experiência de trabalhar em coisas de outras pessoas – uma experiência radicalmente
diferente.
As pessoas pra quem você trabalha de graça no início são também os mais propensos a ser seus primeiro clientes e os mesmos que irão te recomendar a outros trabalhos no futuro.
2. Cobre o preço certo
Obter um preço justo é essencial. Tenha em conta a sua arte e sua experiência. Dê uma olhada em outros estúdios que oferecem serviços comparáveis e veja com quais equipamentos eles estão trabalhando. Avalie honestamente onde você está em relação a eles.
Se você está cobrando mais do que o estúdio mais tradicional da cidade, você está cobrando muito.
Porém convencer o cliente que você tem um diferencial que o atrai é o básico a se fazer, entretanto não cobre muito barato. Quando o preço é muito baixo o cliente de fato suspeitará que alguma coisa está errada no processo.
3. Tenha seu próprio Website
Ele não tem que ser incrível, mas você vai precisar de um site para que as pessoas te conheçam. Peça para um amigo desenvolvedor web ou contrate uma empresa pra fazer pra você.
Cartões de visita com o URL também são uma boa idéia para quando você encontrar músicos (ou seja, clientes em potencial).
O que me leva ao meu próximo ponto …
4. Trabalhe em shows ao vivo
Seja PA, monitor, produção técnica, uma vez que seus potenciais clientes são músicos, o truque é descobrir onde os músicos estarão e se apresentar ou estabelecer uma coisa que chamamos “network”. Onde é o lugar mais óbvio? Shows.
Engenharia de som ao vivo é uma ótima maneira de conhecer músicos. Fazer um bom trabalho para que eles estejam cientes das suas habilidades. Isso é uma excelente base para um relacionamento, se você se tornar indispensável para identidade sonora da banda é certo que irá te-los como clientes no estúdio também.
5. Estúdios de ensaio e Lojas de música
Qual o lugar onde todos os músicos sempre vão? Estúdios de ensaio e lojas de música
Nestes estabelecimentos a sua melhor aposta é colocar cartazes e deixar cartões de visita.
Coloque uma oferta atraente em letras grandes sobre num anúncio. Faça tudo que você pode para deixar com a aparência mais profissional possível, difencenciando dos cartazes de “procura-se um baterista” que certamente estarão lá.
Limite-se apenas a isso nestes locais. Tudo bem em se apresentar a todos em shows ao vivo, mas sair apertando mãos num estúdio de ensaio só vai te fazer de ridículo ou maluco.
6. Mídias Sociais
Desde o Myspace, músicos passaram a adorar as mídias sociais. Toda banda tem um membro que está no Twitter metade do dia, por isso, se você gasta metade do dia no Twitter também, você casualmente vai encontra-lo online.
Não seja muito afoito. Novamente, é uma ótima maneira de fazer um “network”com músicos e construir um relacionamento para que eles pensem em você em primeiro lugar quando eles estiverem prontos para gravar seu demo / mixar / ou planejar fazer algo com o seu estúdio.
Comece por seguir todos os músicos que você pode “prestar serviço” na área local. Confira sua música, diga boas coisas sobre ela. Você sabe, fazer amigos.
Crie uma fan page no Facebook, interaja, seja visto e lembrado.
Texto inspirado num artigo de Nick Lewis.
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Ótimo post! Acredito que será de grande utilidade para muitos, muitos! Hehehe Valeu!
Valeu Endel, Compartilhe!