Quando comecei no áudio, eu acreditava que um sistema alinhado era um sistema no qual eu conseguiu ligar o microfone, falar nele e não ter a realimentação, ou seja, não dava microfonia. Com muita pesquisa, muita pergunta e ouvindo muitas vezes: lá vem aquele moleque chato fazer perguntas, que eu comecei a entender que o alinhamento de um sistema não era nada do que eu pensava.
Para ajudar quem está começando, resolvi escrever superficialmente este artigo e assim despertar o interesse em um estudo mais profundo.
O que é alinhamento?
O alinhamento de um sistema começa antes mesmo deste estar montado, começa na definição dos equipamentos que serão usados para o local. Ter em mãos as configurações indicadas pelo fabricante dos equipamentos para não ficar tentando adivinhar e colocando o equipamento em risco. Com as informações do processamento indicado pelo fabricante, você já tem um norte para saber quais cortes e configurações o equipamento responderá melhor. Sem isto, você terá que fazer muitos testes para ter em bom rendimento.
Eu aprendi que um sistema com maior equilíbrio entre as frequências, ou seja uma resposta mais plana, responde bem para todos os programas musicais. Esta resposta próxima de linear auxilia em criar um padrão sonoro, assim uma banda que fez um show ontem com um sistema também alinhado desta forma, hoje consegue fazer um show com sonoridade bem parecida por causa deste padrão. Se cada sistema soar com uma resposta muito diferente do outro, em um lugar excessos e em outro faltando algumas frequências, imagina como seria difícil preparar para a apresentação?
Estética e angulação
O alinhamento do sistema não é somente definir onde começa e termina as vias de Grave, Médio e Agudo, vai além e muito além, existem vários outros processos para ganhar rendimento no sistema. Uma caixa não pode ser posicionada pensando somente na questão estética, vou pendurar e vai ficar bonito, parecendo o Rock in Rio, pois somente empilhar ou pendurar pode causar diferenças de tempo na projeção do áudio. Ahh! Percebeu que a decoração do Rock in Rio fica por trás das caixas? É importante entender que é preciso pensar no sistema inteiro e não individualmente nas caixas.
Muitas vezes a angulação errada de uma caixa pode causar esta diferença de fase e todas as outras caixas do sistema entrarem em conflito (cancelamento). Por isto é muito comum estar ouvindo uma sonoridade em um ponto e a dois passos ter outra totalmente diferente, as vezes faltando e as vezes tendo excessos. Por isto é tão importante ajustar o tempo, polaridade e angulação entre componentes das caixas. Muitas vezes você tem até um sistema equilibrado, mas se o som de um componente chega primeiro que outro, pode gerar a sensação de que alguma coisa não está soando corretamente.
Filtros e correções
Aplicar os filtros de equalização não corrige problemas de construção da caixa e nem de montagem, mas ainda sim é preciso fazer no sentido de auxiliar o equipamento a responder de forma mais plana, onde é mais importante tirar os excessos, que excitar áreas onde poderá não responder corretamente. Muitos não entendem a causa de componente queimarem, mas querem que respondam além do que conseguem. Este processo de correção não deve ser feito somente na fonte principal (PA), deve ser feito nos avanços (torres de delay), nos fronts, center, side e out fill. Você também precisa corrigir volumes e tempo com relação ao PA, então todos estes complementos do sistema (delas, fronts, center, side e out fill) devem receber também esta outra correção, assim todas estas fontes sonoras funcionaram como um só sistema, aí por onde você andar no local coberto pelo sistema, terá similar sonoridade.
Eu entendi tudo isto, mas aonde eu vou fazer esta medições Tiago?
Você acha que se falar em um microfone, lá na House Mix, conseguirá corrigir tudo isto que foi falado acima? Beleza, resolvido! Mas eu acho que conseguirá um resultado melhor com as várias ferramentas de medição que existem disponíveis no mercado. Aí no meu entender, o primeiro local que você deve medir é próximo da caixa, assim você consegue garantir que o sinal original não terá grande modificação, pois logo em seguida existirá uma queda natural do sinal e também a soma das reflexões. Ahh! Isto não é perto entre as caixas, é perto próximo a cada projeção sonora, tipo primeiro L, depois R, depois Center… Só depois de corrigir o sinal individual das fontes, é que devemos ouvir o sinal como todo, e aí sim, você agora terá um comparativo para o sinal limpo do sinal que vai ouvir na house mix com a influencia de vários fatores, incluindo acústica, temperatura e umidade.
E por falar nisto, ter ideia sobre a temperatura e umidade do local, ajuda a corrigir de forma mais precisa as correções de tempo. Lembrando que o resultado final terá os seus ouvidos como juiz, eles quem irão concordar ou não com o que as ferramentas sugerirem, por isto, cuide sempre bem deles. Faça uma audiometria no mínimo anualmente para ter ideia de como eles estão respondendo.
Espero que este texto ajude a dar uma direção em Alinhamento de Sistemas para quem está começando.
Muito bom seu site! Sou professor aqui no Senai do Rio de Janeiro! Vou indicar o site para meus alunos! Forte abraço!
Koé fessô! 😀
Obrigado André, fique a vontade, tenho certeza que seus alunos vão se divertir e aprender muito por aqui.
Amigo Tiago Borges gostei muito do texto, e pode ter essa diga muito boa é um privilegio que tenho em poder pegar um pouco mais de conhecimento com o amigo ! Deus te abençoe sempre querido !!
Abençoe todos nós, pois sempre é um prazer aprender ensinando.
gostei muito das dicas,sempre que posso to de olho no seu site…Parabennnssss Abrasss
Obrigado amigo!
Boas, muito bom post!
Gostava de saber qual a tua opinião acerca dos programas para fazer as medições?
Existem vários programas, um muito bom gratuito é http://www.take-sat.de/english/download.php . Depois que fiz o curso oficial do Smaart v7, comecei a utilizar ele.
Olá , boa matéria, hoje em dia pessoas pensam que só colocando as Cx´s no pedestal e falando no microf. já ta de bom tamanho..rsrs , vamos pra frente Galera!!
Ps.: Seria interessante postar uns programas bons e accessíveis para medição hj…ok
abrs – Nunes
Infelizmente Nunes, muitas vezes é por preguiça e não desconhecimento que fazem isto, mas tenho esperança que muitos depois de texto vão despertar que tem muita coisa além de empilhar/pendura caixas.
Tiago, sempre tiago, parabéns.
Valeu Gilberto, tem mais um monte de conteúdo por aqui, muitos amigos contribuíram e eu leio todos, to sempre aprendendo por aqui também.
Valeu amigo.
Aproveito pra deixar um texto do Denio: https://audioreporter.com.br/resenha/otimizacao-de-sistemas-de-sonorizacao-ambiente-parte-1/
Muito bom nos brasileiros precisamos nos dar atenção valeu muito bom
TEM JEITO DE ALGUÉM AÍ ME DIZER COMO ENTENDER O PROCESSO DE EXECUSSÃO DO DELAY EM LINE-ARRAY POR EX; FALANTES FRONTAIS E GUIA DE ONDA COM 20 CM DE PROFUNDIDADE. COMO ENTENDO ISSO????