Há diferentes escolas de pensamento quando se trata do uso de compressão em um bus stereo. Parece se transformar em um debate quente cada vez que vejo engenheiros discutindo o assunto.
Alguns consideram que é necessário para “dar uniformidade a mix”, enquanto outros preferem evitar totalmente isso. Então, há engenheiros de masterização, que normalmente aconselham você deixar o seu L/R final “solto” para dar espaço para eles fazerem o trabalho deles.
No nosso caso, vamos dizer que nós escolhemos usar o mix bus compressor. A maioria dos engenheiros que conheci normalmente inserem o compressor desde o início da mixagem ou pelo menos suficientemente cedo uma vez que os níveis básicos, pan etc estão definidos. A razão pela qual eles evitam um compressor no final da mixagem é simplesmente porque é mais fácil trabalhar nos ajustes de balanço da mixagem enquanto você a desenvolve, do que colocar o bus compressor no fim da mix e perceber que está mal “misturada”.
Diferentes tipos de compressores podem ser usados. Uma descrição sobre os diferentes tipos de compressores especialmente tipos analógicos como FET, Optical, VCA e Variable Mu, está além do escopo desta discussão. Muitos engenheiros que mixam “in-the-box ‘ fazem uso de plug-ins que emulam algumas das unidades de hardware mais populares, como o bus compressor SSL, o API 2500 ou a Fairchild 670, etc…
Configurando o Bus Compressor
Ao configurar o mix bus comrpessor, é importante ter em mente o groove da música e marcar no ataque e release configurações que correspondem ao andamento geral da música.
Configurações erradas podem causar alguns efeitos indesejáveis, tais como acúmulo de graves e/ou perda de informação transitória importante, resultando em um som escuro e sem vida.
- Determine quais ou qual elemento é a parte pulsante da música. Pode ser a caixa da bateria ou um riff de guitarra. Basta encontrar algo que tem um forte papel na acentuação rítmica.
- Com atáque rápido e Ratio alto, comece a descer o threshold até ver alguma redução de ganho.
- Ajuste o release de forma que a agulha do gain reduction “pulse” de acordo com a música. Alguns compressores possuem o recurso de auto-release, fazendo esse trabalho pra você.
- Volte a ajustar o attack para liberar os transientes desejados.
- Ajuste o ratio pra um valor baixo assim como um novo ajuste no threshold.
Geralmente você deverá estar a procura de uma redução de 2 ou 3 dB, não mais que isso.
(lembrando que esta é uma sugestão de como iniciar os ajustes, não é regra geral nem fórmula de preset)
Considerações Finais
Usar ou não é só uma questão do seu estilo de trabalho e necessidade. Pessoalmente, acho que o bus compression tem seu tempo e lugar. O uso excessivo, assim como qualquer outra coisa, pode produzir resultados negativos.
Enfim, se você decidir usá-lo, faça a experiência de usar desde o início, em vez de inseri-lo após a mixagem concluída. Uma vez que todas as configurações estão no lugar, evite a mudança e / ou alteração de parâmetros enquanto você mixa. Use o controle de ganho de saída para compensar a redução de ganho; iguale o nível para o mesmo do som não comprimido, para que você possa comparar com precisão os dois sinais e saber se está ajudando ou prejudicando a mixagem.
Por último, mas não menos importante, se você está pensando em enviar a sua mix para um engenheiro de masterização, tenha em mente que eles preferem um ambiente limpo, sem compressão, para que possam usar seus equipamentos altamente sofisticados e técnicas para conseguir um som final polido. Compressão só irá limitar o seu engenheiro de masterização e pode atrapalhar o seu trabalho.
Conte-nos como você usa o Bus Compressor na sua mix!!
Este artigo foi adaptado traduzido e modificado dos sites:
mixcoach.com e prosoundweb.com
Muito boa a dica!
Muito bom topico. Acho que o uso do bus compressor bem dosado tem muito somar na mixagem; Ja usei o SSL citado por um tempo, e atualmente uso a versao do La2a da T-racks. davilexx – studio#420 – porto alegre-RS/ abraço
Não sei se pode ser considerado um bus comp, mas eu não mando minha trilhas de batera, cordas e etc, direto pro main, antes faço uma bus, onde uso compressão e equalização. e a bus mando pro main.. Mas como está explicitado parece que no conceito é feito a bus e continua mandando para o MAin, certo?
ótimo artigo, vou divulgar para meus amigos de audio