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quinta-feira , 21 novembro 2024

Compressor: Ataque rápido ou lento?

Vamos aprofundar neste assunto que é muito pedido pelo twitter: COMPRESSOR. E apesar de você achar que já sabe o suficiente pra fazer os ajustes no seu, que tal darmos uma aprofundada neste parâmetro importante?

Antes de começar leia:

 

 

A configuração do ataque simplesmente diz ao compressor a rapidez com que  ele deve comprimir o sinal, uma vez que atravessa o limiar definido pelo threshold. (Não confunda ataque com ratio.O ratio diz ao compressor o quanto comprimir uma vez que atravessa threshold)

compressor

Comece “lento”

Quando você está namorando o compressor é importante começar devagar ( nos dois sentidos ).

Costumam a dizer que ataques rápidos matam a música e na maioria das vezes é uma afirmação correta. Música é tudo sobre o ritmo e emoção. Se os tempos de seu ataque são muito curtos, você está cortando os transientes da sua trilha perdendo aquele “punch” que você está tentando obter.

Enquanto eu admito,  é divertido de usar um ataque rápido e ver o  medidor de redução de ganho  em todo o lugar, mas tente adquirir o hábito de usar tempos de ataque lento. A compressão será mais sutil e será menos provável que você perceba um excesso de compressão.

Ao invés de a partir de 5 ou 10ms experimente  algo como 50-75ms talvez. Deixe os transientes passarem! Então molde com o compressor o som do seu instrumento (depois do transiente!)

 

Faltando o “Punch”

As pessoas falam o tempo todo sobre uma mix com “punch”. Então logo vem o papo de summing mixers e plugins “melhorizers” ( ozone, l3, etc.. ). Na verdade eu não sou contra a nada disso, apenas sugiro que redescubra a forma de trabalhar o ataque do compressor, talvez com o ataque lento você ache o “punch” que está procurando.

 

Usando tempo de ataque rápido

Há algumas vantagens do ataque rápido. Sempre que os transientes de um dado sinal estão muito altos ou precisam ser “domados” um pouco, você pode tentar usar um tempo mais rápido de ataque.

A melhor maneira de fazer isso é definir o threshold e o ratio desejado e  em seguida, lentamente mova para trás o botão de ataque. À medida que vai deixando o tempo de ataque mais rápido você perceberá que o som ficará mais “duro”.

Isto não necessariamente é uma coisa ruim, pode ser apenas o que você estava precisando na sua pista ou no ajuste do seu instrumento.

 

Descubra o que funciona melhor pra o som que você procura. Evite sempre usar presets, fuja da regra, inove, experimente coisas diferentes do que você costuma a fazer e conte sua experiência nos comentários deste post.

Conte-nos também como você costuma usar este parâmetro do compressor.

Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!

 

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

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Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

7 comentários

  1. Parabéns pela iniciativa!Admirável!

  2. Diego voce e bom no assunto!

    Finalmente achei um blog que legal!

  3. Gosto do site mas acho tudo básico demais… talvez essa seja a intenção… ajudar quem está começando… mas sinto falta de abordagens sobre assuntos mais avançados…

  4. A arrogância é o perfume dos despreparados mesmo viu. Aiai. Parabéns pelo artigo Diego! Muito bom e muito atual, quando dá a escolha de seguir a intuição, ao invés de regras. Conselho que serve a QUALQUE NÍVEL de profissional. Caso contrário teríamos só genios em ação, o que, sabemos não ser verdade nem de longe, sobretudo no Brasil. Viva a humildade e a busca do saber!

  5. Muito obrigado Diego!

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