Todos nós ao aprofundarmos nossos estudos em áudio, somos recomendados a conferir nossas mixes em MONO. Mas será essa prática obsoleta? É o que vamos conferir agora.
Para questões de esclarecimento, todo mundo mixa em estéreo. Estéreo significa simplesmente dois canais ( L e R ). Uma mistura mono é simplesmente um canal. Você combina (ou soma) os canais esquerdo e direito em um único canal.
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Vou explicar porque há vantagens em ouvir sua mixagem em mono:
Fase
Sempre que você combinar múltiplos sinais juntos (especialmente sinais similares), você corre o risco de ter problemas de fase.
Mas o que é fase?
“Formas de onda de áudio são cíclicas, isto é, tem ciclos regulares ou repetições. Fase é definida como a distância de uma forma de onda ao longo de seu ciclo. A medição de fase é dada em graus, com 360 graus sendo um ciclo completo. Uma preocupação com a fase torna-se aparente quando misturamos duas formas de onda. Se estas formas de onda estão “fora de fase”, ou atrasada em relação a outra, haverá algum cancelamento no áudio resultante. Isso muitas vezes produz o que é descrito como um som “oco”. Quanto cancelamento e em que frequência isso ocorre, depende da forma de onda envolvida e o quanto fora de fase elas são (duas formas de onda idênticas, de 180 graus fora de fase, irá cancelar completamente ).”
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Quando se utiliza múltiplos microfones, seja em um violão ou um over de batera, a regra é simples; quando mais microfones você usar, mais cuidado terá. Como mais microfones estão pegando o mesmo sinal, aqueles sinais, quando combinados, podem provocar cancelamentos em determinadas frequências.
Quando estiver posicionando e configurando o som dos microfones, pode ser difícil ouvir questões fase se você estiver ouvindo em estéreo. Ouvir em mono permite ouvi-los mais facilmente.
O mesmo se aplica na mixagem. Você pode ter um som de guitarra muito legal com o pan para a esquerda, e outro grande som para a direita. Em estéreo soa incrível, mas em mono, de repente, torna-se finos e ocos. Não é necessariamente uma coisa má, mas descobri que aquela mix que soa boa em mono, soa maravilhosa em estéreo!
Problemas com os Graves
Isso é uma preocupação necessária quando trata-se de uma mix “recheada” em graves. Você acha que já tem a quantidade perfeita dos graves na equalização, até você ouvir em MONO então… DECEPÇÃO. Graves embolados e o som com a caracteristica que chamo de “lamacento”.
Por quê?
Porque as faixas que têm direcionado para a esquerda e direita em sua mix, tem pequenos pedaços de baixas frequencias que você não ouve tão claramente quando se espalham em estéreo. Mas quando você manda tudo para mono, esses pequenos pedaços somam-se até “enlamear” a sua mix.
Enquanto ouve em mono, faça as mudanças necessárias de EQ até que tudo pareça bom e equilibrado … em seguida, volte para estéreo. E PRONTO!!! É bastante surpreendente o quão bom ele soa.
Você não sabia que havia problemas de baixa freqüência antes. Ouvir em mono apontou, então quando você corrigiu e voltou para estéreo, tudo parecia mais limpo e profissional.
Como fazer?
Há muitas maneiras de ouvir em mono.
- Vire o pan do seu master fader para o centro, tanto o L quanto o R.
- Usar um plug-in como o um medidor de Faixa Dinâmica ou um plugin de meter no seu fader master. Geralmente eles tem um botão “MONO”.
- Use um gerenciador de monitor, como o Monitor Station da Presonus . Existem botões mono sobre eles também.
Algumas pessoas me diziam que a mistura em mono não serve para nada, pois as pessoas sempre vão estar ouvindo o que você mixou em estéreo. Bom ponto, mas eu vejo a mistura em mono como uma forma extra para descobrir problemas na mixagem.
Você mixa em mono? Pare 30 segundos e deixe um comentário abaixo.
inspirado, traduzido e modificado de um artigo do site: homestudiocorner.com
Interessante diego!!!! Não sabia disso,vou começar a experimentar como posso fazer isso,pode ser nas nossas mixes de vez enquando né?!?! Abraços!!!!!
Com certeza!!! Quando vai ser a próxima?
Boa dica!
A pouco tempo sofri em uma música que mixei o coro em estéreo e a radio tocou mono …ficou horrivel!! O coro ficou baixo.
Tive de mixar novamente tomando cuidado com o pam dos canais do coro.
Abraços
Ja tinha lido sobre esse assunto, mas gostei muita da forma q vc abordou
, numa liguagem muito clara e direta!!! parabens!!!!! exelente dica!!!!!!
Muito bom Diegãooo!!!
FASE é um grande problema nas mixs, já vi gente passar horas em cima de equalizadores e compressores para achar um som que não chegava de jeito nenhum… Até inverter a FASE e o som aparecer!!!
Boa a dica
Abs
Ótimo !!! Parabéns…
Ainda bem que minha digi tem um botão mono! Sempre usei…
Vcs estão de parabéns! primeira vez que estou entrando no site e gostei muito…
Eu acho, que algo fora de fase no audio è um grande pesadelo. Tanto no ao vivo como no estudio
è sempre bom quando esta mixando no estudio, simular o mono! abs e parabéns mais uma vez
Valeu grande engenheiro Deny!!!! Obrigado pela visita ao site, continue sempre nos rpestigiando. UM ABRAÇO!!!!
Boa tarde !!! é a primeira vez que visito o site e achei de fato o assunto de muito boa qualidade essencial que engloba músicos e produtores!!! Parabéns pelo conteúdo!!!
"Algumas pessoas me diziam que a mistura em mono não serve para nada, pois as pessoas sempre vão estar ouvindo o que você mixou em estéreo."
80% do áudio transmitido via radio é mono!
Dependendo da codificação do MP3, ele deixa mono ou estreita o estéreo!
Apenas uma dica aos "navegantes"…
EXATAMENTE!!!!
Muito Bom Diego, gostei muito do post, são esses pequenos detalhes que fazem toda diferença em uma mix, e que muita gente não sabe, mas ainda bem que existe pessoas como vc que está disposto a compartilhar o conhecimento, parabéns!
Minha primeira vez no site, também! Estou tirando bastante dúvidas, vou divulgá-lo entre meus amigos do curso de Produção Fonografica – Fatec, Tatui.
Parabéns!
Valeu, abraço.
PARABÉNS!!!! DICA EXTREMAMENTE ESCLARECEDORA!!!!!!! ALIÁS COMO TODAS AS QUE VC INDICA……..DEUS TE ABENÇOE SEMPRE !!!!!!!!!!
custumo deixar o kick e o baixo em mono !
Como charles disse, costumo deixar o Bass e o Kick em mono, ou apenas com um pouquinho de Overhead, mas bem pouco.
dependendo do estilo da musica, eu gravo duas guitarras base, tocando exatamente a mesma coisa e deixo uma R e outra L pra deixar um overhead mais real, uma ambientação legal. E a guitarra solo no meio.
ou as vezes deixo a guitarra base de um lado e a solo do outro, geralmente essa masterização é usada em bandas com estilo HardCore.
O Vocal deixo no Centro com um tanto de Overhead, e os back vocal’s coloco um pouco mais de overhead, ou se tiver muitas vozes de back vocal procuro dividi-las em R e L.
e para musicas que contém Screamo (berros) a música inteira, deixo no centro e para as músicas que tem um secreamo e outro lá de vez em quando, eu coloco uns 60% de Overhead ou então faço igual às guitarras, gravo duas pistas de Screamo gritando exatamente a mesma coisa e deixo uma em R e outra em L
Aprendi tudo isso escutando musicas e reparando na mixagem e na masterização e também pesquisando. e fiz alguns cursinhos basicos de sonorização
O Software que eu uso é o CUBASE e uso o Plugin ADDCITIVE DRUMS, para gravar a bateria.
Eu mixo tudo em mono, somente depois eu distribuo o PAN de cada instrumento/voz. Fica ótimo!
Isso é muito importante e tem outras aplicações. Já vi/ouvi muitas ligações incorretas de aparelhos de áudio, um dvd ligado numa mesa de som usando apenas um canal, ou dois canais e o pan no meio, ou a própria mesa usando apenas uma saída ou ajuntamento de caixas num som residencial. Uma gravação feita sem esse cuidado de mixar em mono quando é tocada numa situação dessa fica horrível.