Agora, só falta captar o som e correr para o abraço.
Microfones
Essa parte é um pouco cara, mas vale a pena (porque não dizer: obrigatório?) investir no equipamento certo.
O ideal e que você tenha algumas opções para escolher nessa hora. Sugiro que você tenha um par de microfones com cápsula condensadora e a minha indicação vai para o ‘mic AKG C414’, para mim, o grande coringa dos estúdios.
Com esse ‘mic’ você pode gravar praticamente tudo com uma excelente qualidade. Ele tem 4 figuras de captação, filtro de passa alta, além de atenuadores que dão uma flexibilidade incrível na gravação. Realmente, desconheço outro ‘mic’ com tanta versatilidade e qualidade na mesma faixa de preço.
A outra opção é um par de microfones dinâmicos e o grande clássico nessa categoria é o ‘Shure SM58’. Esse, dispensa comentários. Lembre-se que comprando bons microfones eles te acompanharam pelo resto da vida sem que você queira troca-los posteriormente
Cabos
Não se esqueça de que não adianta ter bons equipamentos se os cabos que os ligam não forem tão bons quanto os próprios equipamentos. Por isso, nesses detalhes, os simples cabos, não da pra fazer economia! Tem que ser o que há de melhor.
Minha indicação vai para as marcar ‘Mogami’, ‘Reference’ e’ Monster Cable’.
Outro detalhe que não se pode esquecer é que o cabo de microfone é uma coisa e o cabo de instrumento é outra; as impedâncias são diferentes e por isso os cabos também são diferentes. Não adianta pegar um cabo de’ mic’, soldar dois ‘plugs Jack’ nas pontas e achar que é a mesma coisa, pois não é. Isso vai fazer muita diferença na sonoridade do instrumento.
Bom, acho que agora é começar a estudar muito. Vá fundo, experimente tudo que tiver vontade no mundo do áudio, pois a hora é essa.
Qualquer dúvida que os leitores tenham, por favor, eu terei o maior prazer em responder através dos comentários desse ‘post’.
Espero que eu tenha ajudado aos iniciantes nesse mundo e que um dia se tornem profissionais do áudio e colegas de profissão. Será um grande prazer. Abraços.
Olá Beto, parabéns pelos posts.
Trago aqui uma dúvida sobre cabos. Possuo alguns cabos Santo Angelo, que teoricamente são balanceados e possuem uma boa qualidade, o que você acha desta marca?
Também gostaria de saber se você conhece a marca Canare, da qual possuo um cabo que uso para aplicações específicas onde preciso sentir mais confiança.
Obrigado!
Abs
Olá João.
Nunca avaliei os parâmetros de condutividade dos cabos da Santo Angelo por isso não posso te dar uma opinião sobre eles.
O Canare são muito reconhecidos mundialmente e os mais usados para Broadcast, no mesmo nível dos Mogami.
Abraço
Ola Beto,blz,cara me tira uma duvida
estou contruindo uma edicula na minha casa,e em cima dessa edicula vai ser o meu studio
cara essa sala de cima vai ter 4×4,20 maximo
o que vc me econselha,faco 2 salas tipo 1 2×4 outra 2,20×4 ou faco uma sala so?
gravo aqui muito
VOZ
CIOLAO E VOZ
ORQUESTRAS https://uploads.disquscdn.com/images/2dc60d28d8404de85dcb74511490d312cdfad74cabd65c52bb340c28e36a529c.jpg
Você é sensacional… parabens pelo trabalho, sou seu fã.
e continue nos ajudando com seu conhecimento.
Abraço
Oi Beto, primeiramente obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Uma dúvida relacionada a cabos: pretendo utilizar os heads de meus amplificadores na sala tecnica e a caixa na live, existe alguma restrição quanto ao comprimento do cabo ou não tem problema? no caso eu vou puxar um cabo que vai terminar em um jack embutido na parede, este cabo vai direto no head, e depois outro cabo que vai do jack embutido até a caixa. Não deve passar de uns 8 mts esse cabo (total).
Qualquer informação, correção ou dica é bem vinda. Obrigado!
Olá Dimo, para cabos de microfone o aconselhado em estúdio é no máximo 25 metros e para cabos de instrumento 45 metro, isso sem conexões. Para cada conexão adicionada no caminho você deve reduzir em 50% a metragem do cabo. Por exemplo, se vai gravar uma Gtr na técnica com o Amp no aquário voce terá no mínimo 2 conexões, então esse cabo deve ter no máximo 11 metros.
Abraço
Então vejo que não terei problemas! Muito obrigado Beto!!!
Beto, tudo em ordem?
Cara, sobre o uso de medusas em studio, elas não comprometem a qualidade do áudio?
Eu estou montando um home studio focado em produção e fiquei na dúvida se eu passo os cabos diretamente para a técnica ou se ligo eles em uma caixa dessas. Minha dúvida existe porque eu tenho cabos de excelente qualidade, e imagino que ligar em uma “extensão” de qualidade inferior, vai deteriorar a qualidade do som.
Mesmo as medusas importadas, que em tese tem uma qualidade decente não me convencem 100%.
Será que priorizo a organização ou a qualidade do áudio?
Abs!