Iniciando uma série de posts no AudioReporter, falaremos tudo sobre equalização divididos em partes. Confira agora nossa primeira parte: introdução – tipos de equalizadores e filtros
Cada instrumento musical possui uma serie de freqüências de acordo com sua característica de timbre e tonal. O termo equalizacao diz respeito a manipulação destas freqüências (graves/médios/agudos), resumindo, no mundo do áudio utilizamos o equalizador para aumentar (reforço) e baixar (atenuar) o volume de freqüências.
Historicamente o equalizador surgiu através da industria da comunicação, mais precisamente por causa do telefone. A idéia era compensar uma deficiência do áudio, reforçando algumas freqüências que se atenuavam ao longo do trajeto ,por conta da distancia. Com isso conseguia-se que o sinal sonoro fosse mais inteligível e plano a quem o escutasse. Com o tempo os engenheiros foram descobrindo que poderiam extrair mais do equalizador e o transformaram numa ferramenta indispensável.
Tipos de equalizadores:
Paramétrico
Neste equalizador pode-se escolher a freqüência central a ser manipulada, a largura de banda (Q-bandwidth = quantidade de freqüências que se altera junto com a freqüência central) que pode ser constante ou não – e a amplitude desta banda (ganho/atenuação).
Paragráfico
Mesmos controles do paramétrico a única diferença é que mostram graficamente o resultado das modificações.Não foram feitos muitos modelos desse tipo de equalizador em hardware, porque exigia uma grande quantidade de componentes, e espaço para colocá-los em uma forma utilizável, porém sua forma em software é bastante popular.
Semi-Paramétrico
Todos os mesmos parâmetros menos o Q (largura de banda) que neste caso eh fixa. O termo também é usado para descrever seções de equalização, que podem conter várias bandas de EQ. Nesses casos, geralmente, uma ou mais das bandas em questão não é um paramétrico cheio de recursos, pala ausência do Q . Por exemplo, uma mesa de mixagem com um EQ semi-paramétrico pode ter quatro bandas de equalização, mas apenas dois dos quatro podem ser totalmente paramétricos (o que implica que os outros dois não têm o controle de Q).
Gráfico
Todos os mesmos parâmetros, a mudança é que as freqüências já são estabelecidas (fixas) assim como a largura de banda (normalmete 1/3 de oitava). A única coisa que faz um EQ “gráfico” é esta configuração que te permite ver a curva de euqalização em um relance. Os equalizadores gráficos mais encontrados são de 31 e 15 bandas
Tipos de Filtros
Para alterar frequências, usamos os seguintes filtros:
BandPass
Ou passa banda como é conhecido, ajusta uma banda de freqüências.
Low Shelving
Leva junto todas as freqüências abaixo da escolhida.
Hi Shelving
Leva junto todas as freqüências acima da escolhida.
Low Pass Filter (LPF)
Elimina todas as freqüências acima da escolhida.
Hi Pass Filter ou (HPF)
Elimina todas as freqüências abaixo da escolhida.
legal!!!
Quem não sabia ou tinha esquecido, agora aprendeu de vez!!!!
Aprendi
Muito Bom, equalizadores são realmente uma ferramenta indispensável tanto para a sonorização ao vivo quanto em estúdio.
Muito bom o post! Não reparem a ignorância, mas como devo inserir esses tipo de filtros numa track de voz, por exemplo? Alguém pode me dá uma bula por gentileza?
Com um equalizador!
Sempre bom relembrar, excelente…
Ola meus amigos tenho uma dúvida que nunca pensei que fosse possível, até hoje me confrontarem com ela.
1 equalizador analógico fisico pode ser usado em qualquer potência de som? Digamos que vai ser usado em conjunto com 2 amplificadores de 500watts, o equalizador pode correr risco de queimar devido a elevadas potências com amplificação à parte?
O equalizador é bem velhinho, apenas tem interruptor e as bandas analógicas sem qualquer amplificação interna.
Muito obrigado, voltarei em breve 🙂
ola eu so Samuel Dinis so técnico de som vive en Angola eu quero boa explicação sobre equalizador ex de 31 bandas quanto medio, agudo , grave
E o Notch Filter? Como funciona?