Basicamente temos dois tipos de equalização:
Corretiva
- Alinhamento de sistemas de p.a/monitor
- Controlar microfonias
- Reparar problemas de gravação (captação)
- Entre outros
Artística
- Efeito, fazendo um som soar completamente diferente do original
- Fazer um som ficar mais próximo ou distante,mais destacado ou misturado numa base,maior ou menor dentro de uma mix.
- Entre outros
Pra uma musica ter um bom resultado final,sonoramente falando,sabemos que é necessário bons músicos,bons arranjos,bons instrumentos(afinados inclusive). Mas não deixemos a nossa parte de fora disso,ou seja, temos que ter cuidado com a captação do som, fazer a escolha certa dos microfones e posicionando corretamente em função do ambiente. Fazendo isso teremos um bom som captado e reduziremos a necessidade de equalização corretiva.
Excessos de equalização podem trazer problemas no resultado final. Menos é mais!
DICAS:
1- Use um Q estreito se for atenuar e largo quando der ganho
2- Se quer que um som se destaque tente tirar as baixas frequencias, se quer que se misture tire as altas freqüências
3- Se utilize do raciocínio musical de tercas/quintas/oitavas, ex: se em 125hz esta incomodando, confira também 250hz (oitava, ou seja 125 x 2 =250) quase um sí.
4- Prefira atenuar um pouco de duas freqüências do que muito de uma somente.
5- Se soa embolado tente atenuar a região de 250 hz
6- Se soa abafado ou como uma buzina tente atenuar a região de 500hz
7- Se tem instrumentos de um mesmo espectro retire determinada região de um e esta mesma região coloque em outra (talvez nem precise) tente:
7.1- Para encaixar a voz numa base atenue um pouco a região de medias altas(entre 2,5khz-5khz) e procure ,nesta mesma oitava uma região pra dar um ganho na voz.
7.2- Para separar o bumbo do baixo teste atenuar a região de 400hz no bumbo e de um ganho nesta mesma região no baixo.
8- Diversos instrumentos soando lindo separadamente não quer dizer que quando juntar-los soará bem. O julgamento de que freqüências irá manipular é muito importante pro resultado final.
9- Cuidado com o efeito cumulativo, se você esta dando ganho em diversos instrumentos na mesma região, CUIDADO! Isso pode deixar sua mix incomodativa.
10- Faça as escolhas do que quer deixar a frente e atrás na profundidade de sua mix, é impossível tudo ficar em primeiro plano
Leia:
11- O alinhamento de seu sistema, seja ele p.a/monitor ou no estúdio é o primeiro passo pra um bom resultado.
12- Não acredite na frase: “na mix eu conserto”. Não esqueça que quando fazemos um equalizador atuar estamos envolvendo fase.
13- Esqueca os presets, caso queira use-os somente como ponto de partida; tente um bumbo sem kick; utilize mais o over ;filtre mais o seu som; tenha mais bom senso nos volumes dos instrumentos, utilize mais as salas, mude os reverbs, tente outros efeitos, crie e principalmente esqueça o volume absurdamente alto, além de preservar o seu ouvido, suas mixagens soarão melhores. Busque sonoridades diferentes, tente outros sons, erre, mas erre por você, não existe regras para um som coerente com a música.
Tito Menezes é colaborador do Áudio Repórter, Engenheiro de som e produtor técnico. Atualmente comandando o PA da banda Seu Maxixe .
No Twitter: @titomenezes1
Grandes dicas para uma boa equalizacao, apenas gostaria de acrescentar a respeito dos filtros hi pass e low pass acho muito importante seu uso abrcs.
Excelente!
Excelente explicação para quem está começando…
Só peço que vocês tirem essas barrinhas que ficam na parte lateral do site pois atrapalha muito na leitura do site.
Otimo d +
Nota mil. Muito bom.