Alguma vez em alguma mixagem, seja ao vivo ou no estúdio você já usou o 1176 ou um modelo inspirado nele. Com certeza o compressor mais famoso da história, entrando para o Technology Hall of Fame em 2008.
Em 1966 o Lendário engenheiro Bill Putnam, migrou das válvulas para a nova tecnologia de estado sólido, redesenhando o bem sucedido compressor valvulado 176 usando transistor de efeito de campo (FET), e assim nasceu o 1176.
Um pouco de história
Lançado em 1968, como dizia no seu release original “um verdadeiro limitador de pico com circuito transistorizado e desempenho superior em todos os tipos de material de programa”, o 1176 era vendido como um compressor com um attack absurdamente rápido ( aprox .00002 segundos). Também oferecia um design moderno pra época, com corpo de alumínio, tendo o preço inicial de venda em 1967 de U$ 486
Similar ao 176, o 1176 não tem controle de threshold, apenas ajuste de entrada e saída além de attack e release variável, o que era uma novidade pra época. A quantidade de compressão era determinada pelo ajuste do sinal de entrada. Quando mais sinal era detectado pelo circuito, maior era a compressão.
Características
- Usa um circuito FET para o “gain reduction”
- Quatro diferentes ratios estão disponíveis via chave seletora – 4:1, 8:1, 12:1, e 20:1
- Attack ajustável entre 20 milissegundos até 800 milissegundos
- Release ajustável entre 50 ms a 1.100 ms
- Duas unidades (link) podem ser usadas para utilização stereo
Revisões
Uma das coisas que os donos de um 1176 sabem é que nem todo aparelho foi fabricado exatamente igual. Existe um longo histórico de revisões feitas ao longo dos anos são elas:
- Revisão A – versão de lançamento 1967, seguida da revisão AB e B meses depois.
- Revisão C – Batizada como 1176LN após ser redesenhada com um circuito de baixo ruído. Famoso pelo apelido “cara preta” (Black face)
- Revisão D e E – Fabricada entre 1970 e1973 são considerados as unidades com a melhor sonoridade
A universal áudio fez um histórico com todas as atualizações do 1176 que voce pode encontrar aqui
Um velho truque “all buttom mode”
Era comum o uso do 1176 em “all buttom mode” ou “British mode”. Isso acontece quando os quatro botões de ratio são pressionados simultaneamente.
Isso faz com que o ratio, attack e relese tornem-se completamente dependentes do que entra de sinal. Neste modo o ratio vai pra algo em torno de 12:1 a 20:1, e é isso que dá a marca registrada deste equipamento, que é uma leve distorção bem característica.
O shape da compressão muda completamente neste modo, enquanto 4:1 é uma curva gentil, no all buttom mode parece um despenhadeiro.
A geração atual
O 1176 Foi relançado em 2000 pela Universal Audio, com uma reprodução do “blackface” 1176LN, baseado nas revisões C, D e E.
Segundo eles, o processo de fabricação continua da mesma forma que foi feito o primeiro, há 47 anos atrás. Verdadeiramente uma lenda!
Agora que você já sabe sobre as revisões e sobre o all buttom mode, pode agora testar e diferenciar todos os modelos!
Fonte: Universal Audio e WikiPedia
Muito bom Diego!
Opa. Bela idéia.