Se você gosta de mixagens pesadas de rock com certeza você vai gostar do trabalho de Andy Wallace
Famoso por mixar Nirvana, Foo Fighters, Coldplay e Guns N Roses, este cara tem 50 anos de experiência no estúdio! O fato triste é que raramenteele fala com os meios de comunicação. Então quando eu vi uma entrevista dele na Sound on Sound, não pude perder a oportunidade de listar aqui os maiores segredos de mixagem desse lendário engenheiro de som.
Dica #1 – Mixagem rápida
Geralmente sempre começamos uma mixagem como uma grande cirurgia. Nós gostamos de mergulhar fundo na mixagem e fazer as coisas soarem melhores. Eu sugiro que uma grande mixagem começa com uma mixagem rápida, e parece que Andy também trabalha dessa maneira.
” Eu usualmente levanto as coisas muito rápido, quase como uma mixagem de monitor rápida, somente para ver supostamente como os elementos soarão juntos, assim tendo uma noção inteira da música. – Andy Wallace. ”
A razão de poque Andy faz assim ( e você também deveria ) se dá por dois motivos.
- Fazer uma mixagem rápida antes de dissecar cada elemento separadamente, é a melhor escolha, porque você vai ter uma ideia da música como um todo, assim podendo ter uma noção melhor onde colocar os pans e volumes.
- O segundo motivo é que trabalhar rapidamente para levantar uma mix não te dará tempo de pensar muito. Suas primeiras impressões geralmente são as corretas e intuitivamente vai pilotar os faders prevenindo você mesmo de estragar as coisas.
Dica #2 – Um Eq/Compressor
Uma coisa que me surpreendeu em ouvir Andy Wallace falar foi que, ele usa sempre o mesmo equalizador e compressor pra musica inteira.
Ele usa uma console SSL e simplesmente usa o channel Strip da mesa e quase nada de equipamentos externos.
” Eu não tenho pena de usar o equalizador, e quase sempre é o equalizador da mesa. Eu descobri em todos esses anos que eu tenho usado cada vez menos equipamentos externos para mixar. Parece que a console SSL sempre me dá o que eu quero. – Andy Wallace. “
Por favor não se esqueça que não é porque ele usa uma SSL de verdade com seus equalizadores e compressores que sua mix soa boa por isso. O ponto aqui é a simplicidade que realmente funciona!
Dica #3 – Pilote os faders
Um monte de trabalhos de Andy é com bandas de som agressivo ( Slayer, Sepultura… ), e normalmente as pessoas querem saber como ele consegue esse som agressivo.
Compressor? Limiter? Algum equipamento externo mágico?
Acontece que a resposta é simplesmente pilotar os faders.
” Eu gasto muito tempo pilotando notas do baixo que se perderam na mix, e notas que saltam na frente. Este estágio da mix é apenas uma automação minuciosa, subindo um pouquinho aqui, descendo um pouco em outro lugar… em alguns casos partes com 3 ou 4 db mais altas no refrão e trazendo pra baixo gradualmente. Eu brinco com essas coisas e sinto que adiciona um drama e arquitetura na mixagem. – Andy Wallace ”
Você não precisa de uma SSL 9000 pra fazer isso – Seu programa favorito é uma estação avançada de automação!
Como um diretor de cinema usando edições e cortes para ampliar e direcionar a atenção do espectador por um momento, pilotar os faders permite direcionar os ouvintes para o que você quer ouvir em um determinado ponto no tempo.
O que Wallace não falou
Curiosamente, a única coisa que Wallace não falava muito sobre a todos durante a entrevista foi sobre equipamentos.
Quando perguntado, ele divulgou suas ferramentas favoritas (uma console SSL e o Pro Tools), mas isso é toda a atenção que deu o seu equipamento. Em vez disso, ele falou sobre o minimalismo, sensação, música, e entender a visão do artista.
É engraçado como todos os proprietários de home studio parecem querer discutir é sobre equipamentos, quando uma lenda do áudio como Andy Wallace prefere falar sobre “criar impacto” e usa praticamente a mesma configuração há mais de 5 décadas.
Faz você pensar….
Este post é uma tradução livre do post : http://therecordingrevolution.com/2014/08/04/3-mixing-secrets-from-the-legendary-andy-wallace/
Legal… isso nos anima, poque vem de encontro com o que muitos como paulo anhaia , o lisciel, e outros dizem na net, que o melhor equipamento e o que voce, tem. A pratica , o bom senso, e material adequado ( musicos e musica ) ajustados de forma simples dão bons resultados.
Muito legal! Acho que a sensibilidade sempre deve estar a frente do equipamento, isso que torna a música o que ela realmente deve ser, algo que emociona!
Só esqueceu do Chaos AD.