Há algum tempo que os softwares de gravação vem cortejando os guitarristas, muitas DAW’s foram espertas o suficiente para incorporar em seu sistema, ferramentas úteis até para aqueles que não viam vantagem em utilizar-se delas. Então aqui vou listar apenas 3 razões para você guitarrista AMAR o Logic.
Com uma interface intuitiva digna de um software da Apple, o Logic tem o seu espaço no mercado pela sua facilidade de uso, alta compatibilidade com o sistema operacional, tornando-o menos suscetível a bug’s desta natureza e a facilidade de funcionar em qualquer placa de som ( até a interna no MAC ). Desta forma, o software da apple vem conquistando seu espaço em grandes estúdios e cativando músicos e profissionais do áudio, desde a pré-produção até a mixagem final.
Junto com o Logic 9, já lançado há algum tempo, vieram ferramentas novas específicas para guitarristas, tão fáceis como pisar em um pedal, entre elas:
Varispeed
O Varispeed é um pitch shifter ou tempo control, que faz mudar o andamento de uma sessão inteira, não só numa trilha de áudio como o Elastic Audio do protools ou o flex time do Logic. Altera apenas a velocidade da música, sem alterar o tom.
É uma ótima alternativa caso queira escutar uma frase rápida demais daquele guitarrista famoso, que de tão rápido que foi gravado, não dá pra perceber com detalhes o que foi tocado OU até mesmo numa gravação baixar o tempo da música inteira pra te dar uma ajudinha na execução, depois voltar a velocidade original.
AMP Designer
No Logic 9, outra novidade é o AMP Designer. Graficamente falando parece meio cartoon com a interface já explorada em outros plug-ins, mas os sons são excelentes.
Ao abrir o plug-in nativo do Logic, você percebe a semelhança de amplificadores clássicos como Marshall ou fender, tendo opções variadas de escolha. Uma vantagem (ou não ) desse plug-in é que os botões de controle permanecem os mesmos para qualquer amplificador escolhido, para que você possa buscar o som desejado apenas trocando a amplificação, ouvindo assim as variações tonais característica de cada modelo de amplificador .
Tal como acontece com muitos modeladores de ampli, você pode misturar e combinar os cabeçotes e caixas, além de dispor de três tipos de microfone (condensador, dinâmico e fita), e a capacidade de alterar posições deles.
Assista aqui um vídeo demonstração do AMP Designer do Logic 9:
Pedalboard
O pedalboard como o nome já diz traz diversos pedais para você escolher e ligar em qualquer ordem, tendo como preset algumas sugestões de ligação de pedais tais como: Dub Reggae, Grunge, Fusion Jazz, Funkadelia, e assim por diante. Vale a pena brincar com as diversas combinações possíveis experimentando pedal por pedal.
Vai uma descrição do plugin retirada do site da apple:
“Pedalboard dispõe de 30 pedais de efeitos, tudo meticulosamente trabalhado para reproduzir os tons e capacidade de resposta dos modelos originais. A interface Pedalboard facilita a reorganizar e trocar seus pedais de forma criativa , dando espaço para milhares de combinações e sons praticamente ilimitados. “
Assista aqui uma demonstração do Pedalboard do Logic 9:
Não deixe de conferir: