Você já mixou algo que soou muito mal? Tudo bem, isso é perfeitamente aceitável. Neste post você descobrirá como olhar aquela mixagem que ficou um lixo e tirar proveitodo seu erro.
Você pode pensar que nunca fez uma mixagem ruim (principalmente se você está começando), mas como você dirá a uma criança que está aprendendo a andar, que ela nunca vai cair com a cara no chão?
Isso simplesmente acontece!! O tempo todo!!!
E mesmo quando uma criança já pega a prática e já quer correr, nada é alem de uma forma mais elaborada de cair mais rápido. Ela vai cair o tempo todo!
No aprendizado do caminhar a criança consegue achar esse “cair – levantar” uma bricadeira divertida, e transforma a queda em algo positivo, um aprendizado.
Tudo vem com o tempo.
Você também pode desfrutar de suas mixagens ruins.
Aqui vão algumas maneiras:
- Ouça algumas vezes a sua mix ruim e tome nota do que você mais gosta nessa mix. Há pelo menos alguma coisa que você fez bem…
- Faça a pergunta: “Será que eu poderia ter gravado melhor? O que me ajudaria a mixar melhor este trabalho?”
- Faça uma lista de coisas que precisam ser alterados. Sério. ANOTE. É bem mais fácil quando você tem uma lista de coisas específicas para voltar atrás e refazer, do que apenas guardar na memória.
- Faça a pergunta: ” será que eu estou fazendo coisas demais nessa mix?” Você não comprimiu aquele instrumento sem razão alguma?
- ANIME-SE !!! A sua mix #2 vai sempre soar melhor que a primeira, porque você acabou de aprender com a “queda”.
LEIA:
- Porque sua mixagem tá horrível?
- Porque sua mixagem tem que ser criticada
- 6 Dicas para sua mixagem
- Excelente mixagem? Depende pra quem você pergunta
Apesar de se chatear pela sua recente catástrofe na mix, sorria pra ela, respire fundo, volte lá e faça TUDO OUTRA VEZ! Como uma criança que cai, levanta e corre denovo.
Na maioria das vezes os problemas de uma mix estão relacionados com coisas simples como equalização e níveis de fader. Um band-aid na sua mix horrível, é uma saudável compreensão de como um EQ funciona.
Perdi as contas de quantas vezes eu já mixei a mesma música. Recomecei e no final, ainda não gostava.
Mas a cada tentativa, eu descobria uma coisa nova. Eu pensava: “Será que não está soando legal por isso?” Então eu tentando pensando nisso e descobria que “isso” era só mais uma coisa que deveria ter feito ou deixado de fazer.
“A repetição é a chave para a perfeição!” 🙂