Veja como funcionou o Rock in Rio no backstage no show da artista baiana Claudia Leitte com o colaborador do Áudio Repórter Roque Fausto:
Dia 23 de setembro de 2011 começa no Rio de Janeiro o maior Festival de Musica do Planeta, o ROCK IN RIO.
Diante de tanta tecnologia existente no mundo hoje do show BUSSINES, das variedades dos equipamentos de áudio, das projeções visuais com os LED’S, das inúmeras atrações que vão participar do Rock In Rio, a artista que eu atualmente trabalho, Claudia leitte tem a difícil missão de abrir o evento na sua primeira participação neste festival.
Analisando meu trabalho no ROCK IN RIO posso garantir que para desenvolver um trabalho de qualidade, eu me organizei muito antes do dia do show. Foram inúmeros ensaios em São Paulo no espaço HENKO onde lá tivemos uma previa muito boa do que seria o show.
Os Ensaios
A estrutura da HENKO conta em parceria com a locadora de Áudio DBW, que possui uma variedade muito grande de equipamentos, dispondo de uma área para os ensaios de mais ou menos 28 X 18 metros entre sala, camarins e depósitos diversos. Foi disponibilizado tudo de acordo com a nossa necessidade.
Mesmo sabendo que a realidade lá no palco mundo seria outra, intensificamos tudo nos ensaios. Montamos praticamente tudo, um par de console (PA, Monitor), luz, Led, cenário, microfones, monitoração e toda a equipe sintonizada ensaiou sua parte no show. Entrada de praticáveis no palco, entrada de bailarinos, entrada dos roadies para a troca de figurino da artista, a distância entre os praticáveis, dos músicos com o técnico de Monitor, com o diretor musical, enfim, estudamos infinitas situações que pudessem ocorrer durante o show.
Nesse show participaram 16 músicos, todos eles usaram sua via de monitor mono. Diversos modelos de fones estavam sendo usados pelos músicos desde: Koss Porta pro, AKG, SONY até o SHURE S535 que Claudia Leitte usa atualmente em seus shows, usando sua via estéreo.
Galeria de fotos dos ensaios para o show
[nggallery id=1]
Sound Check e o Show no Rock in Rio
O sound check é algo de muito importante em qualquer evento, ainda mais num show como o do Rock in Rio. São verdadeiras batalhas de corre corre, de pluga daqui, pluga dali e que a depender da organização da equipe da locadora ou da banda, pode te levar a resultados satisfatórios ou não, devido ao tamanho absurdo da estrutura montada e das diversidades dos shows do dia.
O atendimento da GABI SOM no Rock in Rio foi muito bom, fui assessorado por 3 profissionais no BACKSTAGE: Leandro, Eder e Carlito. Foi dado todo o suporte para que tudo ocorresse dentro da normalidade.
E assim ocorreu sem maiores problemas o show de Cláudia leitte em um dos maiores festivais de música do planeta!
[nggallery id=2]
No show de Claudia Leitte foram usados:
No monitor:
- Console Avid Profile
- Sennheiser ew300G3 IEM
Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E fique por dentro das novidades do mundo do áudio.
Toda estrutura de P.A. do RIR, na hora do show o controle fica na sua mao ? ou voce apenas controla o som de palco e o sinal q é mandado para as P.As ?? A parte de iluminaçao externa tbm.. daquelas torres, fica na mao da equipe q esta se apresentando na hora ?
Sim, o controle total do show fica por conta dos técnicos.
A UM controla a MIX que vai para a TV.
A equipe que o artista trás que controla tudo. PA, Monitor, luz, led… até o som que vai pra TV é responsabilidade do artista levar seu técnico.
Mas foi assim…. no Rock in Rio o show de ivete quem fez o áudio pra TV foi Beto Neves