Dando sequência ao conjunto de dicas para podcast, vamos falar sobre como processar a voz e trilhas sonoras, melhorando assim a qualidade de áudio do seu podcast.
A primeira coisa que você deve prestar atenção ao gravar é a caracteristica de cada voz. É talento vocal masculino ou feminino? É uma voz plena e profunda, ou maior e mais nasal? A identificação destas características é muito importante, pois permite saber qual o conteúdo de freqüência está presente. Ao ser feita qualquer alteração no processamento da voz, é sempre indicado checar o original, fazendo comparações para que não se tenha perdido durante o processo, características naturais da voz.
Antes de continuar lendo, estes artigos podem ajudar a compreender o resto do assunto:
- O que você precisa saber quando grava várias pistas.
- Imagem estéreo na mix.
- 8 Dicas matadoras para o seu podcast.
- Psicoacústica: Dicas para sua mixagem
1. Usando o Equalizador.
Como primeiro passo, sugerimos a trabalhar com o EQ. Depois de determinar o que você está trabalhando, você tem que decidir onde cortar e onde dar um “boost”. Para começar, vamos eliminar qualquer ruído presente na sala de gravação. Como regra geral, você pode usar um filtro do tipo passa altas (HPF) em torno de 160Hz numa voz feminina ou em torno de 90Hz para uma voz masculina (figura 1) e 16kHz acima para ambos (figura 2) lembrando que as figuras apenas exemplificam os filtros para um melhor entendimento. A maior parte do conteúdo de freqüência da voz humana está dentro dessa faixa. O do sinal fora dessa faixa é geralmente o ruído ou rumble associado ao ambiente de gravação ou de equipamentos.
De lá, você vai dar forma ao som da voz. Sibilos (sons de “s” ) e ruídos da respiração são enfatizadas em cerca de 7-12kHz, sons nasais estão entre 1 e 3kHz, e “presença” ou “inteligibilidade” é em torno de 4-5kHz. Além disso, um som “encorpado” pode ser ajustada em torno de 90-200Hz .
Lembrando que os alto falantes dos seus ouvintes tendem a aumentar ou mascarar essas frequências o que torna importante avaliar em diferentes tipos de caixas diferentes, som do carro, da casa, iPod, etc. Escute e tenha bom gosto para dosar e usar com cuidado a Equalização, um erro neste estágio pode colocar a perder toda sua qualidade de voz. Equalize apenas o necessário. Se tiver em dúvida de onde equalizar, uma dica: aumente uma banda da equalização e procure a frequência que te incomoda, a partir daí faça o corte (abaixe) onde identificou a região que te incomoda.
Lembre-se: seu ouvido é sempre a decisão final!
2. Destacando a Voz na trilha de fundo.
Na maioria das vezes, você vai estar colocando a voz sobre uma música de fundo fazendo-as trabalharem juntas. A faixa entre 1 e 5kHz representa a clareza e inteligibilidade da voz. Aumentar esta região na faixa vocal pode tornar a voz anasalada ou mais presente. Para resolver isso sem afetar a voz, corte essa frequência na música de fundo, deixando a voz ocupar esse espaço no espectro de frequência.
3. Compressão Dinâmica.
Podcasts são projetados para ir a qualquer lugar que o ouvinte vai, incluindo estações de metrô, carros, restaurantes e muitos outros ambientes ruidosos. A medida que seu ouvinte no seu dispositivo portátil se desloca por diversos locais barulhentos, partes do seu podcast podem ser perdidas para esses.
Algumas peças podem ser altas o suficiente, mas se os níveis não forem normalizados para o mesmo volume, partes que forem um pouco mais baixas podem parecer inaudíveis. Você provavelmente já teve esta experiência ouvindo uma rádio ou podcast no seu carro, de estar constantemente ajustando o volume do aparelho. A compressão é indispensável para manter a constância do volume, fugindo assim de um ambiente ruidoso. Ao comprimir o sinal, você pode aumentar o volume global sem causar picos altos (cliping) ou distorcer. A compressão reduz a diferença entre o que está alto e o que está baixo, (abaixa o que está alto e aumenta o que está baixo) de modo que o ouvinte não terá que se preocupar com o controle de volume.
Você pode optar por uma compressão leve, com treshold entre – 6 e -10 e taxa alta como 4:1. Isso será o suficiente para cortar os picos. Utilizando-se de uma compressão mais pesada, abaixando o treshold pra -15 ou -20 deve se prestar muita atenção no resultado do áudio. Observe se está distorcido ou se mudou alguma característica de equalização, pois do mesmo jeito que o compressor ajuda, pode também deteriorar o seu áudio.
A dica principal é: EXPERIMENTE!
Como um truque final, aplique uma pequena compressão na trilha de fundo para ajudar a manter seus níveis acima do ruido ambiente e abaixo do vocal. Você deve prestar atenção para que os picos da trilha sonora não interfiram na inteligibilidade da voz. E se estiver usando algum plugin de “limiter”, ajuste sempre o parâmetro de saída pra -0,2 e vá ajustando o treshold para o nível de saída desejado.
Lembre-se sempre das recomendações básicas:
- Procure sempre o melhor e mais silencioso ambiente para sua gravação.
- Tenha um filtro anti pop.
- Estabeleça a distancia ideal da boca ao microfone (3 ou 4 dedos é o suficiente).
- Escute e compare sempre. Tente se colocar no lugar do ouvinte e compare sempre o resultado com outros podcasts.
Mais um post do carilha. Muito bom! Com certeza são dicas que levarei para os meu podcasts
Olá Renan, gostaria de saber quais programas você usou como referência para este post.
Eu estou editando meu cast no Soundbooth da Adobe e geralmente faço esse processo de equalização dentro dele mesmo, mas pelo que ví você usa um plugin externo ou outro programa para esses processos é isso?
Olá,
Na verdade o conhecimento básico de áudio é muito importante qdo se trabalha com podcast. Equalizador e compressor tem em qualquer programa de áudio, onde as funções são as mesmas… só muda é onde encontra-las
Bom dia Diego.
Estou com problemas para normalizar a voz nos meus podcasts. Estava tentando fazer com o GarageBand, mas não achei um jeito legal de fazer.
Fui atrás de um programa para isso e achei o MacMP3Gain. Você recomenda? Recomenda mais algum?
Outra pergunta: É possível fazer a normalização após colocar as trilhas do fundo musical ou é melhor fazer isso no áudio bruto, apenas com as vozes.
No aguardo.
a normalização é o último passo a fazer!
Dá uma lida no Post anterior e procure alguns tutoriais do garageband no youtube.
Olá Diego… gostaria de saber se vc ministra cursos sobre edição de audio… muito bom o seu site e seu trabalho! parabéns
Valeu Reginaldo!!! Infelismente não dou cursos… todo o conhecimento que eu tenho é adquirido e compartilhado pela internet!!
um abraço!
Como disse antes, parabéns pelos excelentes posts! Só uma coisa, Diego, eu que sou marinheiro de primeira viagem nisso, que programa é bom para usar nisso, no caso de podcast [pra PC]. Uso o Audacity, mas é ruim de selecionar partes, porque ele pega só de segundo em segundo, ou de meio em meio segundo.
Além da linguagem, pra mim, que tô começando agora, fica meio estranha também, daí num programa em inglês já dá pra ter uma noção melhor… Mas aí é treino e acostumar P-D
Diego, excelente seus textos. Já acompanho seu blog por RSS desde a época em que saiu no Jovem Nerd. É excelente.
Diego, queria saber se você tem alguma dica para eliminar as pausas de silêncio nos canais de voz. Eu gravo um Podcast com 3 outros participantes, e na edição, o que me toma mais tempo é justamente ficar apagando o silêncio das faixas para deixar o diálogo mais fluído.
Valeu!
É isso mesmo Daniel… não tem segredo.
É tudo na mão mesmo !!!!
Agora, se forem as 3 vozes em um canal só, você pode usar uma função que normalmente em editores de áudio se chama: "Strip Silence"
Abraço!