Um engenheiro de estúdio cria uma obra-prima que vai (espero) viver para sempre na existência cópia permanente do HD, mas a própria natureza de uma mixagem ao vivo diz que cada show será exclusivo – e que ninguém será perfeito.
A House mix está no ramo de criação de uma memória. Excitação, impacto e antecipação da paisagem de uma viagem que você está guiando o público. Percepção é tudo.
“Esse foi o show mais incrível que eu já ouvi!”
Quando alguém sai de um concerto dizendo isso, é correto?
Eles estão se referindo à fidelidade, equilíbrio tonal, uma mix perfeita? Ou é possivelmente o impacto, a antecipação e entusiasmo que os afetou de uma forma emocional? Percepção é tudo!
Não podemos forçar o público a se divertir, mas podemos garantir que o público ouça os aspectos mais importantes da música, enquanto fazemos o nosso melhor para mascarar e acusticamente minimizar os problemas negativos que possam surgir.
Imagine mixar um show com a finesse máxima, articulando uma série de pistas com precisão e complexidade e em seguida, um idiota irritante do público se inclina na mesa e diz: “Ei cara, não estou ouvindo o teclado.”
Meu primeiro pensamento é estrangular o espectador irritante. Ele obviamente não sabe nada sobre os meandros da mixagem ou ele estaria por trás do console, certo?
Bem, talvez não. Às vezes, como engenheiros ficamos tão embrulhado em exibir a profundidade de nossas habilidades que nos esquecemos exatamente o que é mais fundamental e importante.
Você já ouviu um engenheiro atrapalhado com os efeitos enquanto a mix soa terrível?
Não se iluda – 95 por cento ou mais do público não tem idéia e realmente não se importa se você usou um macro-pristine-ultra-hyper ou um compressor valvulado de $ 20.000 em cada uma das 12 vozes.
O que eles se preocupam:
- Posso ouvir os vocais?
- Posso também ouvir os vocais?
- Posso ouvir o resto?
Não importa o que sai errado durante uma performance ao vivo, se for notado pelo público, então o problema pertence ao engenheiro. Não há desculpas.
Aqui está o ponto importante para os engenheiros: “SER NOTADO (ou não)”.
Exemplo:
O show começa e tudo parece bom, mas então eu percebo que não tenho guitarra no PA esquerdo. Eu posso girar o pan imediatamente e “consertar” o problema de imediato, deixando 10.000 pessoas saberem que é um problema meu.
Ou, posso lentamente girar o pan da guitarra para o centro, depois à esquerda, e voltar ao centro. Se em seguida eu fizer a correção para a próxima música, as chances de parecer um efeito de guitarra legal e não um erro são maiores.
Não se trata de esconder os erros, é sobre dar ao público o melhor show possível.
“Esse som de caixa é minha assinatura sonora!”
Sim, alguém me disse isso uma vez, e sim, ele tem que ser uma das coisas mais irritantes que eu já ouvi.
Se o público se concentrar na forma como mixamos, estaremos lutando uma batalha difícil. Eu percebo que há muitas situações onde o engenheiro de som é uma parte integrante do processo criativo do show. Mas o ponto permanece – não mexa com os detalhes até que o básico tenha sido feito.
Tudo se resume a isso: chamar a atenção para a mixagem ao invés dos artistas no palco, muitas vezes é bom para o ego. Mas pode ser ruim para a carreira.
Este Texto foi escrito por Dave Rat, engenheiro de som do Red hot Chilli Peppers, no site http://www.prosoundweb.com
Desculpe mas, eu não entendi o “chamar a atenção para a mixagem ao invés dos artistas no palco, muitas vezes é bom para o ego. Mas pode ser ruim para a carreira.”
Por que pode ser ruim?
MUITO CLARO, “PEX “: PORQUE O MOTIVO CENTRAL DO SHOW É QUE ESTÁ NO PALCO E NÃO O INVERSO !!! O RESTANTE DEVE FAZER PARTE DO SHOW SIM,COMO TODA A EQUIPE E PÚBLICO MAS INTERAGINDO E CONTRIBUINDO DENTRO DE UM PROGRAMA COMBINADO SEM TIRAR A ATENÇÃO DOS PROTAGONISTAS DO PALCO…SE FOR DIFERENTE ATRAPALHA SIM….E SEM UM TÉCNICO-DJ FOR NESSA DE COMO DIZEM AQUI ” QUERER SE AMOSTRAR” COM NOSSOS SHOWS SÓ FAZ UMA VEZ…A ESTRUTURA EXISTE PRA VIABILIZAR A AMOSTRA DO QUE A BANDA TEM A OFERECER, SE FOSSE O INVERSO COLOCARIAMOS O TÉNICO-DJ NO PALCO….