O post de hoje contará como é o dia a dia de um operador de áudio na TV, com o nosso colaborador Pablo Lima.
Operador de Áudio na TV
Por incrível que pareça o áudio na TV tem muitas particularidades que são diferentes do dia a dia tecnico de áudio que está acostumado com PA, monitor, estúdio e eventos em geral. Na TV as coisas são mais rápidas, principalmente se está em transmissões ao vivo, é muito estranho pois termos como alinhamento de sistema, equalização, etc, são aplicações pouco conhecidas na TV. Usa-se muito fader e se aperta bastante botão – o conhecimento em áudio é pouco exigido e o profissional apenas precisa ser ágil.
A TV é um mercado bem concorrido, porque não existe critérios técnicos para ser um operador de áudio de TV, resumindo qualquer um pode ser, só precisa ser ágil e ter DRT . Mais para explicar melhor, na tv existe:
Técnico de som: é aquele que conserta os equipamentos
Operador de áudio: aquele que opera o áudio da mesa de som de estúdio e externa
Sonoplasta: sonoriza os programas com trilhas vinhetas efeitos sonoros.
Hoje vou falar de Operador de áudio na TV. Com essa função pode-se escolher trabalhar no estúdio ou na externa:
No estúdio vamos ter convivência com mesas de áudio muito semelhantes as usadas em P.A e monitor, exceto alguns fabricantes que tenham linhas de broadcast como a Studer e Sony. Já na externa pode-se ter uma unidade móvel que é exatamente igual ao estúdio, ou uma eng que chamamos de externa pode- se usar os microfones plugados direto na câmera ou usar uma mesa se som portátil que possui de 3 a 6 canais de entrada balanceada e saída estéreo, geralmente nas engs o operador de áudio leva 1 boom, 2 lapelas s/fio, 2 lapelas c/fio, 1 microfone de mão c/fio, 1 microfone de mão s/fio, 1 headphone e 1 mixer portátil.Obs: Geralmente câmeras analógicas SD ou HD tem 2 entradas de áudio, sendo que nas câmeras HD existem 4 canais, mais só 2 entradas de áudio e 1 entrada estéreo.
Galeria de fotos:
Bom, como podemos ver são poucos equipamentos porém grandes desafios, a maioria desses materias portáteis tem que estar presos ao operador de áudio, ele precisa monitorar, mixar e estar atento aos vazamentos porque geralmente o áudio é captado na rua ou em ambientes ruidosos. Não é uma tarefa facil e nem sempre contamos com o bom censo de apresentadores, diretores e produtores.
Para trabalhar como operador de audio na TV é requerido um registro (na função de operado de audio) conhecido como DRT. Esse registro é obtido na delegacia regional do trabalho, depois da liberação do sindicato de radio e tv da sua cidade.
Espero ter compartilhado com vocês o dia a dia de um operador de áudio na TV, muito obrigado e até a próxima!
Pablo Lima. Formado Pelo CAM em Áudio e no CEFET como Radialista. É Técnico de som, Operador de áudio e Sonoplasta. Como operador de áudio e sonoplasta trabalhou na TV Globo, Globosat (SPORTV e GNT), Tv Bandeirantes, Rede Record, Canal Rural, Rede TV e MTV. Atualmente trabalha com automação audiovisual na SEAL Telecom
Escreva também a sua matéria pro Áudio Repórter. Mande para [email protected] e seja nosso colaborador.
Comente e divulgue esse post, conte sua experiência, pergunte!
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
E fique por dentro das novidades do mundo do áudio.
Estudo a área de tv, excelente post!
Apesar de não ser técnica, mas administradora… Posso perceber como a tecnologia trabalha a favor do áudio. Porém, ainda são muitos os entraves que a classe passa pra prestar um serviço de qualidade. Nessa área estar envolvidos diversos outros profissionais, que apesar de trabalharem com som, não entendem a necessidade de flexibilidade, leveza e contribuição pessoal, para que o áudio saia perfeito… Desejo a todos os profissioanis da área, que os fabricantes pensem no peso e tamanho dos equipamentos, e os produtores, técnicos, artistas e outros estejam mais empenhados em ajudar, invés de atrapalhar….
Po Cara Maneiro o post .. eu to Querendo Cair pra essa area eu fasso. Curso de audio no Senac Rio … So naum Sei Como Arrumar em TV e tal ? queria que alguem tirace essa duvida … por onde procurar.. ?
Pablo, como vai? Por favor, gostaria que pudesse me enviar uma infomação com relação a áudio para TV. É que gravo um programa independente com 3 câmeras e gostaria de ter.alguém fazendo o áudio em separado, ou seja, necessito de um técnico de áudio. Pode me indicar alguém?
Obrigado
Paulo
[email protected]
[email protected]
Talvez o conhecimento técnico seja pouco exigido em algumas emissoras mas nas que se preocupam em manter algum padrão em suas transmissões o apertador (ágil) de botões não tem espaço. Em uma emissora de referência onde todas as afiliadas tem que seguir o mesmo padrão o operador de audio se depara com variações de audio que exigem um conhecimento, o estúdio que teoricamente deveria ser um ambiente controlado varia muito em relação a temperatura, cenário, quantidade de pessoas e é necessário constantes ajustes nas equalizações, nos ganhos, taxas de compressão, audio de links externos, em frequências que sobram, cancelamento de fase, etc. Agilidade é fundamental mas para apertar botões sem o conhecimento de audio procure uma vaga de ascensorista.