Bobby Owsinski, autor do famoso livro “Mixing Engineer’s Handbook” listou seus 10 microfones preferidos. Aqui vai a lista com comentários do próprio:
1 – Neumann U87 – Eu tive uma relação de amor e ódio com o U87 ao longo dos anos, mas eu tenho que dizer que agora está mais para amor. Sem entrar em detalhes insignificantes sobre os modelos, eu sei o que eu vou conseguir com ele e o som é sempre o alto padrão que eu espero do modelo. Eu amo usá-lo em tons, percussão, amplificadores de guitarra e de baixo e vocais (especialmente em omni).
2 – Royer R-121 – Que mic maravilhoso! Ele soa bem na maioria das coisas, equaliza incrivelmente bem e é tão robusto como um mic de fita pode ser. Eu o utilizo em guitarras, violões, overheads, percussão à distância e até mesmo em vocais de vez em quando.
3 – AKG C414 – De novo, você pode discutir detalhes insignificantes sobre os modelos (não há dúvida que as versões antigas soam melhor), mas eu sei o que esperar desse mic e geralmente ele não me desaponta. Eu posso usá-lo em praticamente qualquer lugar que eu usaria um U87 e onde o som pode precisar de um pouco mais de fidelidade.
4 – Neumann KM84 – Esse é um dos melhores microfones de diafragma pequeno na minha opinião. Eu uso o KM184 quando não consigo o 84 de verdade, mas mais uma vez, não é a mesma coisa. Eu amo esse mic na caixa, chimbal e violões.
5 – Shure SM-7B – Um dos mics mais esquecidos de todos os tempos, o SM-7B é um SM57 com esteróides e com um som muito maior e mais ousado. É um ótimo mic para voz, especialmente para os cantores com voz rasgada. E também um ótimo mic para voice-overs (dublagem), os quais eu faço de montão!
6 – Electro-Voice RE-20 – Esse é um dos meus mics de bumbo favorito. Não tem nada de mirabolante, apenas um belo grave – se é que o bumbo já o tem em primeiro lugar. Ele também pode ser um bom mic de voz para alguns cantores.
7 – Shure Beta 57 – Enquanto muitos engenheiros optam pelo velho e conhecido SM57 para guitarras e caixas, eu gosto mais do recente Beta 57. Ele tem um padrão de captação mais fechado fazendo com que a isolação seja melhor e é um pouco mais nítido também. Utilizo em caixa, amplificadores de guitarra (junto com o R-121) e percussão de mão. Eu ainda prefiro o velho Beta 57 ao novo 57A, mas ele é muito difícil de achar nos dias de hoje.
8 – Mojave MA-200 – David Royer é um cara inteligente e seu conhecimento técnico se extendeu para além dos microfone de fita, como seus mics Mojave podem comprovar. O MA-200 é um condensador multi-padrão polar de diafragma grande que pode ser usado em qualquer lugar que eu normamente usaria o U87. Eu tenho que dizer que ele tem o som mais macio, embora as vezes não é o que eu quero. Eu usei ele em violões, cordas e percussão e adoraria experimentá-lo em tons, mas geralmente nunca tem a quantidade desse mic o suficiente.
9 – AKG C12 – Não é porque ele está quase no final da lista que ele não é favorito, é que você não pode sempre encontrar um desse. Eu amo usá-lo em vocais. Ele é mágico nos overheads e nas cordas e é ótimo em amplificador de baixo (graças ao Ken Scott que pronunciou as palavras gravadas em meu cérebro: “Isso é o que eu costumava usar no Paul”)
10 -ADK 3 Zigma C-LOL-12 – É um mic que basicamente emula o AKG C12 e é realmente bom! Eu curto usá-lo nos tons e contra-baixo. É impressionante pelo preço.
Você pode achar algumas escolhas incomuns, mas não estou dizendo que outros mics não merecem estar nessa lista, é que esses são os que eu mais me pego usando quando estão disponíveis.
E aí, qual desses microfones estão na sua lista?
No próximo artigo trarei a lista dos compressores TOP 10 do Bobby.
Fonte: http://bobbyowsinski.blogspot.com.br