fbpx
segunda-feira , 18 novembro 2024

Top 10 Ilusões sonoras

 

Reunimos 10 ilusões sonoras que colocam qualquer um com um ponto de interrogação na cabeça.

 

Nem tudo que você escuta é interpretado pelo cerebro de forma correta. Existem certos “bug” na interpretação de áudio cerebral. Reunimos 10 ilusões sonoras que colocam qualquer um com um ponto de interrogação na cabeça. Para que você tire o máximo destes sons você deve ter fones de ouvidos estéreo e caixas estéreo também. A não ser que seja informado previamente (antes de cada arquivo de áudio) você deverá ouvi-los com as caixas de som.
Caixas de som de notebook não são adequadas para a maioria destas ilusões.

 

10. ILUSÃO DE ESCALA

Esta ilusão foi descoberta por Diana Deutsch e é um exemplo de como o nosso cérebro “agrupa” notas similares como um único som. Duas grandes escalas são tocadas: uma ascendente e outra descendente. No entanto, as notas se alternam de ouvido para ouvido. Por exemplo, o ouvido direito ouve a primeira nota da escala e em seguida a segunda nota da outra escala.

Nota: Ouça com os fones de ouvido estéreo, ou com as caixas de som um tanto afastadas.

Há diversas maneiras em que as pessoas percebem estes sons, mas o mais comum é agrupar as notas agudas e as graves juntas. Ao invés de as duas escalas as pessoas ouvem uma melodia descendente e re-ascendente em um ouvido e uma melodia ascendente e descendente no outro. Em outras palavras o cérebro designa algumas das notas para uma orelha diferente para poder criar uma melodia coerente. Pessoas destras tendem a ouvir a melodia aguda no ouvido direito e a grave no esquerdo, enquanto os canhotos mostram respostas mais diversas. Comente como você ouviu. Você pode ler mais detalhes sobre esta ilusão aqui (em inglês).

 

9. MELODIAS FANTASMA

Algumas obras musicais consistem em rápidos arpejos ou outros padrões em repetição que mudam apenas sutilmente. Se elas são reproduzidas rápido o suficiente o cérebro capta as notas que mudam ocasionalmente e as agrupam inconscientemente para formar uma melodia. Esta mesma melodia desaparece se a música é tocada mais lentamente.

Compare estas gravações de Christian Sinding chamadas de Frühlingsrauschen (Flarfalhar da primavera). Na de alta velocidade as notas que mudam prolongam-se em nossa percepção tempo suficiente para serem ligadas em uma melodia, mas a velocidades mais baixas elas estão muito distantes.

Rápido:

Lento:

 

8. O PARADOXO DE SHEPHERD

Esta é uma gravação dos tons ascendentes de Shepherd sintetizados por Jean-Claude Risser. Pares de acordes soam como se estivessem avançando na escala, mas em realidade o par inicial de acordes é o mesmo que o par final. Se você toca o arquivo em modo de repetição sem olhar para a tela será impossível descobrir quando o arquivo termina ou começa e a melodia parece ficar eternamente mais aguda.
Quando terminar, dê play novamente em seguida

 

7. SINOS CAINDO

Essa é a gravação de um paradoxo onde sinos soam como se estivessem caindo no espaço. Enquanto eles caem a altura do áudio parece ir ficando mais grave, mas em realidade esta ficando mais aguda. Se você colocar no modo de repetir perceberá claramente a altura ficar mais grave quando o arquivo começar a tocar novamente. Isso revela que a altura do inicio é obviamente mais grave do que a do fim.

 

6. BATIDA MAIS VELOZ

Essa gravação é sutil. Uma batida de bateria soa como se seu ritmo estivesse ficando mais veloz, mas o ritmo inicial é o mesmo do ritmo final. Ouça com atenção.

 

5. BARBEIRO VIRTUAL

Essa é uma demonstração do efeito estéreo. Ao ouvi-la você realmente sente-se na cadeira do barbeiro, com o homem se movendo ao seu redor, abrindo e fechando a tesoura por todo o seu cabelo. Quando o barbeiro se “move” para a sua direita o volume aumenta sutilmente no fone da direita e diminui do da esquerda. Aumentar gradativamente o volume da tesoura em uma orelha faz parecer que ela está cada vez mais perto. A ilusão demonstra nossa habilidade de localizar coisas no espaço através do som; ao comparar a chegada do som nos dois ouvidos nós podemos deduzir de onde o som se origina.

Nota: Ouça com os fones de ouvido estéreo.

 

4. CAIXA DE FÓSFOROS

Este é similar ao do barbeiro, mostrado anteriormente. É outra ilusão estéreo. Nesta ilusão um homem chacoalha uma caixa de fósforos por toda sua volta e ocasionalmente acende alguns palitos.

 

3. O PARADOXO TRÍTONO

Esta ilusão também foi descoberta por Diana Deutsch. Nesta gravação algumas pessoas ouvem as duas notas indo do grave ao agudo enquanto outras ouvem do agudo ao grave. Esta é excelente para ser ouvida em grupo para comparar as notas posteriormente. As notas sendo exibidas são chamadas de trítonos – ficam exatamente no meio de uma escala musical padrão. Estas notas eram consideradas diabólicas e não foram utilizadas em músicas até os tempos modernos. São comumente utilizadas em trilhas sonoras de filmes de terror. Você pode ler mais sobre ela aqui (em inglês).

 

2. EFEITO MGGURK

Assista ao vídeo primeiramente (apenas uma vez) e depois leia o texto que segue.

 

O homem está dizendo BA-BA, GA-GA ou DA-DA? Anote mentalmente a resposta.

Agora toque o vídeo mais uma vez sem assistir, apenas ouvindo. Feche os olhos ao escutar, se necessário, e depois retorne a leitura.

A maioria dos adultos (98%) acha que está ouvindo “DA”, quando assiste ao vídeo pela primeira vez, o que foi chamado de “resposta fundida”. O “D” é a resposta de uma ilusão audiovisual. Em realidade você está ouvindo o som “BA”, enquanto está vendo os movimentos labiais de “GA”.

 

1. PALAVRAS FANTASMAS

Esta ilusão sombria foi demonstrada pela primeira vez por Diana Deutsch na Universidade da Califórnia (EUA). A gravação mostra seqüência sobrepostas de palavras ou frases repetidas, localizadas em regiões diferentes do espaço estereofônico. Se você deixar em modo de repetição logo começará a ouvir palavras ou frases específicas. O mais estranho é que cada pessoa ouve algo diferente.

Nota: Ouça com as caixas de som um tanto afastadas.

Não tema, nenhuma das palavras está realmente ali. Seu cérebro as está construindo em uma tentativa de tirar sentido de um barulho sem significado. Possivelmente você irá descobrir que as frases estão relacionadas com coisas que estão na sua mente. Por exemplo, pessoas que estão fazendo dieta ouvem freqüentemente frases relacionadas com comida.

window, welcome, love me, run away, no brain, rainbow, raincoat, bueno, nombre, when oh when, mango, window pane, Broadway, Reno, melting, Rogaine são exemplos do que algumas pessoas ouvem

FONTE LISTVERSE

Sobre Diego Moreno

Fundador do site, Engenheiro de áudio, apaixonado por música, divide o tempo entre a estrada o estúdio e a constante atualização do site.

Confira também

mitos do audio

Mitos do áudio revelados! Parte 1

Vou mais uma vez causar polêmica e discussão com este post, pois sei que muita gente que segue o blog faz ou já fez, concorda ou discorda de alguns desses mitos que eu vou comentar agora:

13 comentários

  1. Exemplos de audio = File not found

    De qualquer forma o artigo é muito bom

    Vlw

  2. Vixe,

    Testei assim que saiu o post e tava tudo ok!

    Vou olhar o que aconteceu pra corrigir…

  3. CARA isso é muito massa.
    E fiz um experimento, passei na página dando pley em todos os sons do primeiro ao ultimo sem parar nem um deles, velho da uma pira que você tem que ouvir.

  4. no ultimo som não ouvi nd, e tenho 17 anos… vixi minha audição ja era então.!

  5. Não entendi as 10 e 9.
    A número 8 me parece fake. É mais agudo sim. Se você repete as notas, vê que sobe. Ou então faz assim: deixa tocar o primeiro "TAN TAN" e clica no final da "musica" que voce vai ouvir um "TAN TAN" bem mais agudo.
    e a número 7, eu vejo que fica mais aguda. :S ué. Essa não funcionou.
    a 6 fica mais rápida SIM. Se voce tenta acompanhar o ritmo com os dedos, no começo consegue e mais pro fim fica bem mais dificil.
    A 5 e a 4 são mto doidas
    a 3 eu não entendi bem. Mas ouço do grave pro agudo…
    a 2 eu sabia a resposta na primeira vez que vi o video. "O movimento labial é de GA mas o que ouvimos é BA"
    Tô pirando de mais na 1. Morrendo de rir aqui, com a minha mãe.

    • Vamos lá:

      Você está ouvindo com fones de ouvido? Se não, coloque os fones e escute todos novamente.

      9- Ele toca a mesma música em velocidades diferentes, e quando a música é tocada mais rápida, parece que a melodia mudou.

      8- Não é fake, tente baixar o som e ouvir em loop. Tente dizer quando o loop voltou ao início. Te garanto que não conseguirá.

      7- Esse é pra enganar que não entende a diferença entre timbre e altura (na escala). Se não te confundiu é que você percebeu que o timbre fica mais agudo e a nota mais grave.

      6- Pergunte a um baterista, resposta: PARADIDDLES. O que acontece é o seguinte, o BPM não muda, o que mudou é a distancia entre as notas fantasmas ( ghost notes ) e as notas fortes.

      Os demais é isso mesmo!!! Foi feito pra te enganar!!! Se não o nome do tópico não seria ilusão sonora!

      Um abraço e obrigado pelo comentário!!!

  6. Acabei de descobrir que sou surdo e tenho ilusões.

  7. Todos os áudios estão fora do ar! :'(

  8. Da até medo. kkkkkkkkk… Legal as pesquisas.

  9. Pra variar dormi no barbeiro. Acordei com minha orelha pegando fogo.kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.