O Tascam Portastudio nao é exatamente uma novidade, ja que foi lancado ha mais ou menos uma ano, mas é sem duvida um dos aplicativos mais esperados por muitos músicos, principalmente para quem não tem muita familiaridade com as DAWs ou mesmo para quem passa tempos fora do estúdio e precisa registrar idéias de forma simples, pratica e rápida.
Revivendo o clássico
O Portastudio foi inspirado no Porta-One, um dos mais clássicos equipamentos nos home- studios de muitos artistas que conheci, deu origem a muitos outros modelos portáteis da Yamaha, Roland, etc. Isso torna o seu retorno em forma de aplicativo para plataforma iOS como um revival em grande estilo, alem de uma grande sacada da Tascam
O Portastudio era um gravador de quatro canais que utilizava uma fita cassete, bem como suas quatro pistas (dois lados stereo).
Sua releitura no iOS mantém suas funcionalidades, facilidades e praticidade. A imagem do cassete nao seria necessária mas é muito charmosa. Ponto positivo.
Em cada chanel strip (chique) figuram os controles de Volume, Pan, Eq Low e Eq High, alem do VU Meter. O controle de ganho de entrada é muito útil.
Existe ainda o Volume Master e seleção de pista para gravação (uma por vez) que conta com a integração de Input Safe, que desarma as pistas,protegendo de gravações acidentais.
O controle Cassetes permite a carga de uma sessão em branco para inicio de um trabalho ou um já gravado, para continuação, assim como salvar as alterações no cassete atual.
O Funcionamento
Para usar o Portastudio, nada mais obvio do que armar uma pista, ajustar o controle de Ganho, apertar o Play e o Rec juntos, ou separados nessa
sequência… O Counter então mostrará a informação de posição da fita.
Ao terminar, basta armar outra pista para gravação, “voltar a fita” teclando “Rew” e proceder como no começo.
A final da gravação, naturalmente buscarão por uma feature que foge ao modelo clássico mas que, em tempos digitais, sua omissão seria um crime
fantástico. O Mixdown.
Ao teclar, sera mostrada uma janela para informar o nome desejado para o arquivo. É possivel interagir com os controles durante a execução da musica,
como em uma mixagem analogica sem automação, afinal, para completar o Mixdown é necessario executar a sessao inteira.
Uma vez salvo, o arquivo fica disponível no iTunes, para transferência para o computador.
Selecione seu iPad no iTunes > Clique na aba Aplicativos > selecione o icone do App Tascam Portastudio > Escolha o arquivo para salvar no seu computador
Como nem tudo são rosas…
Segundo a própria Tascam, nem todos os microfones externos funcionam bem com esse app.
Testando com o microfone interno do iPad, funcionou perfeitamente, mas cabe uma ressalva. Sempre monitore com os fones para que a reproduçãoo de uma pista nao seja captada pela outra pista. Mesmo assim, acho que vale a pena experimentar as diversas interfaces de audio existentes para iPad, inclusive da Tascam e com Phantom Power.
Apesar de ser uma cópia de um gravador de fita, não espere milagres como sonoridade linda e compressão de fita, deixe isso para o Studer A800 da Universal Audio.
Enfim, uma solução que passa longe de ser uma DAW, como outras Apps mais complexas, mas também não é essa a pretensão do Portastudio. Você nao vai produzir um álbum com esse App (nem com outros) mas poderá muito bem registrar simples e decentemente suas ideais para o próximo álbum enquanto estiver fora do estúdio.
Toda essa praticidade no melhor estilo Old Fashion, extremamente útil e a preço de banana (US$2.99)?
Como dizem meus amigos cariocas, Ja eh!!
Vinnie Azevedo é colaborador do Áudio Repórter, Produtor e Engenheiro de Mixagem .
No Twitter: @vinnieazevedo
OBRIGADAÇO PELA DICA.
COMPREI ESE APP DA TASCAM ESSA SEMANA E ESTAVA APANHANDO UM POUCO (BASTANTE) MAS O SEU POST ME ESCLARECEU TUDO.
VC TERIA DICA DE OUTROS APLICATIVOS PARA GRAVAÇÃO, PRINCIPALMENTE PARA GRAVAÇÃO DE SPOTS COMERCIAIS E GRAVAÇÕES VOLANTES.
ALGUMA INDICAÇÃO DE APP QUE SE ASSEMELHE AO SOUND FORGE, QUE É UM PECADO NÃO PELO EM APP ???